sábado, 30 de abril de 2011

Os problemas da Copa 2014


Não há dúvidas que nos próximos cinco anos o Brasil será o centro das atenções no que se refere a esportes olímpicos e futebol, é claro que com um pequeno intervalo por conta da Olimpíada de Londres. Mas os noticiários e a própria situação vivida pela sociedade brasileira no dia a dia mostram que ainda existem muitos obstáculos a serem vencidos, e muitos dribles no adversário para que se chegue à linha de chegada, ou para que a bola balance a rede.

Economia, construção civil, turismo, infra-estrutura e comunicação são áreas que crescerão muito no Brasil até 2016, mas a Copa de 2014, já está deixando a desejar! A FIFA está insatisfeita com a organização do evento, ainda mais depois de saber que o estádio da sede de São Paulo não estará pronto até 2013, quando será realizada a Copa das Confederações*.

Segundo matéria do Jornal da Tarde de hoje, o candidato à presidência da FIFA, Mohamed Bin Hammam, pretende financiar parte da obra do estádio de Itaquera, mas para isso o Corinthians teria que colocar o nome do Qatar, país de origem do empresário árabe, no estádio. Ai chega-se a um dilema, construir a tempo e perder a identidade corintiana, ou sofrer as consequências do atraso e da imagem ruim que a CBF terá a partir daí? 

Dos doze estádios das cidades-sede da Copa 2014, apenas o de São Paulo, Arena Corinthians, não está seguindo o cronograma da FIFA. No Portal 2014 você consegue acompanhar como andam as obras.

Aeroportos

O Brasil cresceu nos últimos anos e cada vez mais brasileiros fazem viagens de avião, mas os nossos aeroportos estão longe de ser um dos melhores do mundo. Quem não se lembra da frase “genial” de Marta Suplicy na época do caos aéreo? “Relaxa e goza”. Quero ver ela convencer o dirigente da FIFA, Jérôme Valcke, com essa frase de sexóloga. Ao visitar o país ontem para se encontrar com o ministro do Esporte, Orlando Silva, e com Ricardo Teixeira, Valcke, demonstrou preocupação com a infra-instrutura dos aeroportos.

Transportes

A cidade de São Paulo segue com o projeto de expansão das linhas do metrô, mas os usuários ainda continuam insatisfeitos com os transportes na capital. Aumentos contínuos na passagem de ônibus que seguem lotados e enfrentando trânsito nas principais vias de acesso. A abertura de duas estações na linha verde e a criação da linha amarela não diminuiu a superlotação nas outras linhas, principalmente na vermelha, pelo contrário, aumentou a lotação na linha verde, que antes era uma das linhas menos lotadas do metrô. Quem utiliza seu carro no dia a dia também enfrenta problemas com congestionamentos nas marginais e grandes avenidas. Tomara que as promessas do governo e da prefeitura de São Paulo não fiquem só no papel, ou vai ser difícil alguém chegar a tempo nos jogos.

É este o raio-x que temos do Brasil e, principalmente, de São Paulo, cidade que pretende fazer a abertura da Copa, há 3 anos do início da competição. Será que dá tempo? Comente.

*O atraso se deve a não liberação de verba financeira do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Agora o Corinthians está pedindo o intermédio da Caixa Econômica para conseguir este financiamento com o BNDES.

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