domingo, 3 de abril de 2011

O Hino do despejo!!

Muitas pessoas gostam de hinos de futebol, mas não só o do seu clube de coração, eu sou uma dessas pessoas. Uma vez um amigo meu me deu uma ideia, falar sobre os hinos de clubes, mas eu não sabia como fazer isso. Que tal falar sobre a história da criação? Muitas criações surgem de bate-papos, discussões sem compromisso, momentos da vida, brincadeiras... Não prometo uma série de matérias sobre hinos, mas vou começar pela história do Hino do São Paulo Futebol Clube. 

Em um belo dia de 1935, Porfírio da Paz recebeu a notícia de que perderia sua casa por falta de pagamento, fato que o deixou muito estressado. São-paulino doente, o tenente Porfírio resolveu cantar, afinal, como diz o ditado, quem canta seus males espanta! Então começou a entoar o que viria a ser o que conhecemos hoje como o hino oficial do tricolor. Depois de se acalmar, o torcedor fanático passou sua cantoria para o papel.

"Quase tudo que recebia ia para o clube. Quando fui avisado da perda da casa, fiquei desolado. Andava de um lado para o outro, sem saber o que fazer. Mas o amor pelo São Paulo foi maior e, ao invés de desistir, comecei a cantarolar: 'Salve o tricolor paulista' e compus o hino do clube. Foi cantando o hino que eu e minha família deixamos nossa casa", comentou Porfídio.

Acompanhe o Hino do São Paulo F.C. que foi lançado oficialmente em 1942:



Salve o tricolor paulista
Amado clube brasileiro
Tu és forte, tu és grande
Dentre os grandes és o primeiro
Ó tricolor
Clube bem amado
As tuas glórias
Vêm do passado

São teus guias brasileiros
Que te amam eternamente
De são paulo tens o nome
Que ostentas dignamente

São paulo clube querido
Tu tens o nosso amor
Teu nome e tuas glórias
Têm honra e resplendor

Tuas cores gloriosas
Despertam amor febril
Pela terra bandeirante:
Honra e glória do brasil

Trazes glórias luminosas
Do paulistano imortal
Da floresta também trazes
Um brilho tradicional

*com informações da enciclopédia livre

1 comentários:

Wesley Babiski disse...

Mais um belo exemplo tricolor, como tantos outros.

Postar um comentário

Search